Aquilo que fica (sobre Naruto)

Naruto by teddymecheto

Eu devo ter começado a assistir Naruto no final de 2006. Isso foi um pouco antes do início da fase Shippuden e antes do anime se popularizar no Brasil através da TV aberta. Eu o conheci através de amizades online, na época em que eu estava começando a me viciar em conversar pelo MSN, e o anime me foi apresentado por um sujeito chamado Zellvish, de quem eu gostava muito, mas acabamos perdendo contato (foi ele quem me fez assistir Death Note também).

Nessa época, meus irmãos e eu começamos a assistir ao anime juntos, e víamos todos os episódios online pelo YouTube. Nossa Internet era discada, e nós esperávamos muito tempo pra carregar cada episódio. Pra piorar, os episódios estavam todos legendados em inglês, que eu ia traduzindo simultaneamente para meus irmãos mais jovens enquanto assistíamos, com a minha parca noção de inglês dos 13-14 anos.

Eu adorava aquele anime. Essa época foi marcante pra mim porque eu adorava assistir aos animes na TV a cabo quando criança, mas quando nos mudamos para o interior, não tínhamos mais assinatura e eu vi pouquíssima coisa legal na TV aberta depois disso. Essa época marcou pra mim quando eu "voltei" a assistir aqueles desenhos japoneses que eu gostava tanto. Nesse tempo, eu imaginava ser a única pessoa do mundo que cantava emocionado as músicas de produções como Digimon, Dragon Ball, Bucky, etc (que bobinho). Então Naruto foi uma coisa muito importante pra mim, e eu simplesmente amava aquela história, aqueles personagens, tudo.

Conforme o tempo foi passando, eu acompanhando a história, porém, pulei os fillers e comecei a acompanhar o mangá (me lembro quando o Shippuden começou e eu fui lá conferir a animação, que tava linda, e aquela abertura perfeita que foi Hero's Come Back!!), que já tava bem na frente... e com o tempo a história foi se perdendo, o roteiro foi ficando fraco e forçado, e coisas como o protagonismo do Naruto (e do Sasuke) e o escanteamento de todos os outros personagens legais, cheios de background, que eu adorava, como Shikamaru, Rock Lee, Neji, Hinata, Gai, Ino, Shino, Temari (enfim, todo mundo) iam se tornando cada vez mais óbvias, mesmo para a minha cabeça jovem, que entendia então ainda menos do que entende hoje sobre roteiros e construção de personagens e universos fictícios. Com o tempo, eu me desinteressei inteiramente pela história. Cheguei a evitar conversar sobre Naruto, porque me deixava chateado lembrar que uma história que eu gostava tanto tinha ficado tão ruim (até depois eu fui tentar rever as partes que eu gostava lá atrás, e percebi como o Sasuke sofria de protagonismo agudo desde o Exame Chuunin).

Porém, hoje, depois do final do mangá e com o anime também na reta final, eu... não me arrependo de jeito nenhum do tempo que "perdi" assistindo ao anime (e também lendo o mangá). Porque, foi através de Naruto que eu conheci algumas das músicas que eu mais amo hoje, e inclusive algumas bandas que passei a acompanhar e gosto muito, como FLOW, Asian Kung-Fu Generation e Orange Range. Aquelas aberturas e fechamentos eram... sem condição. A começar por Haruka Kanata, que quem não gosta, não é mesmo? E Kanashimi wo Yasashisa ni (aquela abertura que a gente odiava, mas foi crescendo dentro de nós; ainda me lembro de detestar ouvi-la no início dos episódios quando abria o YouTube, mas não dava pra pular ou o reprodutor travava), que foi a primeira música que me fez começar a entender um pouco da gramática japonesa. Pra depois ouvir GO!!! (que emoção essa abertura!), Seishun Kyousoukyoku (nem preciso falar nada) e No Boy No Cry (uma música melhor que a outra).

Sem falar nas aberturas do Shippuden, que eu nem tava mais assistindo ao anime, mas ia sempre olhar quando saía uma nova: Hero's Come Back!!Blue BirdCloserSign... e Hotaru no Hikari, que foi o maior hit entre meus amigos de Araripina. Nesse tempo, ninguém mais aguentava ouvir "SHA LA LA", toda vez que alguém começava a cantarolar por aí.

E os fechamentos? Cara, que fechamentos maravilhosos eram os de Naruto: Wind e Yellow Moon (Akeboshi <3), ParadeAliveNagareboshi (do HOME MADE, de quem eu mais tarde conheceria outra música incrível pela qual sou apaixonado até hoje, Thank You!!, que foi fechamento de Bleach...), Tsubomi, Ima Made Nando Mo... cara, quantas músicas lindas uma atrás da outra! Eu adorava o feel que essas músicas me passavam na época. E adoro até hoje. Naruto perdeu seu brilho pra mim, mas os temas que eles escolheram continuam tão maravilhosos quanto da primeira vez que ouvi. Continuam a transmitir a mesma inspiração.

Ah, hoje Naruto já é um anime que excedeu aquela barreira da popularidade e começa a parecer ruim para as pessoas antes mesmos que elas assistam. Às vezes uns ou outros me perguntam como eu consegui assistir durante tanto tempo. Bom... eu assisti por muito tempo porque eu realmente gostava. Eu não me arrependo do tempo que gastei. Masashi Kishimoto pode ter perdido as rédeas do mangá mais pro final, fazendo com que eu me desinteressasse totalmente pelo desenrolar da história lá pra depois do arco da morte de Asuma... mas eu serei sempre grato por ele ter criado esse hit mundial, para ter virado anime e uma equipe tão boa tê-lo produzido, para que eu assistisse e conhecesse tantas canções extraordinárias, e me proporcionando momentos que — isto sim — levarei comigo a vida inteira.

            “Tantas vezes, acreditamos. Tantas vezes, sonhamos. [...] Tantas e tantas vezes, você fez papel de idiota. Tantas e tantas vezes, você ficou nas sombras dos outros. Agora, você está sob os holofotes. Você pode sonhar, e fazer o que quiser.”




You Might Also Like

0 comentários