Gente que fala "crush"

            Affs, esse povo que fala crush, tudo retardado! Negócio de crush, crush;
            pra mim crush é um refrigerante! Sê fresco, ficar misturando português
            com inglês. Fala a minha língua, pô! Sou brasileiro!

Ah, sério? Mas esse teu nacionalismo aí é pra toda a importação linguística, ou é só pros termos que tu não gosta, mesmo? Ou melhor, não conhece? Não entende? E esse piercing aí na tua cara? E essa tattoo no teu braço? E aquele record no skate que tu falava em bater? E o football que tu assiste na TV? E o basketball? O boxing? Rock'n'roll, ninguém escuta? Vamo deletar esse stress, bora? Engraçado tu ficar reclamando disso aí no Facebook. Quantas mais redes estadunidenses tu usa? O Instagram e o WhatsApp, que também são do Mark, que tu acessa no teu smartphone enquanto come esse hamburger gorduroso no Burger King?

E por que se ater somente ao inglês? Que tal o francês? E quanto ao bureau da tua sala de aula? Ou o puret na tua mesa, e o ballet que aquela garota dança? E o italiano? Ou vai me dizer que você detesta spaghetti e pizza? Lasagna? Não curte um molho à bolagnesa? E bife à milanesa? Nunca comeu? Fala sério. Não sabe o que tá perdendo.

E não venha achando que isso é via de mão única, não, porque não é a tua hipocrisia que fará o Brasil parar de exportar seus termos endêmicos. Da nossa flora variada, a "banana" e o "coco" são apenas exemplos.

Mas do jeito que tu é nacionalista, acho que isso é irrelevante. Pra ti, o Português não é uma língua que devia ser falada no Brasil, né? Afinal, é um idioma europeu. Até o nome deste país é um nome europeu: "brasil", em brasa, nesse maldito português gringo. Sugiro que siga os passos de Quaresma e vá se dedicar exclusivamente ao Tupi. Aproveita e deixa de usar os numerais, também, porque não são nossos: são árabes (assim como a guitarra, só pra frisar). Aliás, deixa de escrever também, porque o alfabeto não é teu não: é romano. Assim ao menos a gente não tem que lidar com as groselhas que tu espalha pelas redes sociais, com teu preconceito linguístico.

... Ou tu podes só deixar de hipocrisia também, o que é bem mais simples.


You Might Also Like

0 comentários